Ecoturismo no Tocantins é apresentado em evento internacional em São Paulo

Compartilhe:
Durante a  45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa, realizada na última semana em São Paulo (SP), as operadoras do Tocantins levaram as experiências do  ecoturismo agregado ao turismo de experiência  praticada no estado. A iniciativa, que resultou em  boas oportunidades de novos negócios em turismo local, foi apresentada em 22 rodadas de negócios ao longo de dois dias para agências de viagens nacionais e internacionais.No catálogo de atrativos, além dos já conhecidos destinos turísticos das regiões do Jalapão, lagos e praias do cantão e Serras e do lago da usina de Lajeado, a feira foi o destino escolhido pelos operadores da região Serras Gerais – que engloba atrativos turísticos nos municípios de Almas, Dianópolis, Natividade e Rio da Conceição – para lançamento deste produto turístico tocantinense que envolve, além do ecoturismo, o turismo de experiência, por meio da integração entre turistas e comunidade.Raquel de Macedo, secretária municipal de Turismo de Almas, explicou que a região está há cinco anos desenvolvimento e estruturando o turismo, e que a Abav, por ser uma referência de feira para o segmento turístico, foi o espaço adequado para exposição deste produto. Desta forma, oito operadores de turismo da região de Serras Gerais marcaram presença na feira, divulgando o destino, agregado às demais regiões turísticas do Tocantins. A participação do grupo se deu  com apoio do Sebrae-Tocantins, que desenvolve projeto voltado para o fortalecimento do turismo na região.“O que eu observei nesses dois dias de negócios é que as operadoras estão atrás de produtos novos, novos segmentos, e o que nós estávamos oferecendo ali era o ecoturismo agregado ao turismo de experiência e todo mundo comprou, todo mundo gostou. No final, os próprios organizadores das rodadas parabenizariam o Tocantins pelo empenho, garra e vontade de querer vender o estado com seus atrativos. Então, para nós, foi muito satisfatório”, destacou a secretária.

Atrativos da região Serras Gerais

De acordo com a empresária Cirene de Morais, atualmente, nas Serras Gerais, 14 agências de viagens estão em atuação, trabalhando com 28 atrativos turísticos distribuídos entre os municípios que compõem a região turística. A facilidade de acesso e relativa proximidade com a capital (a região está há pouco mais de duas horas de Palmas) são aspectos que favorecem o turismo local.

Dentre os atrativos, Serras Gerais conta com cachoeiras, lagoas, montanhas, serras, cânions, mirantes,  animais raros, centros históricos, atividades culturais e gastronômicas. Características como o encontro de biomas, águas cristalinas com quedas e remansos tornam as paisagens da região um atrativo a parte. (Com informações da Secom-TO)

Foto: Thiago Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *