#2Minutes Brasil | ONG do Tocantins é destaque em revista de organização italiana parceira da OMS

Compartilhe:

A Comsaúde (Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação),
uma organização não-governamental, fundada em 1969, em Porto Nacional, estampa uma das páginas da revista #2Minutos brasil, da AIFO, uma ONG italiana engajada no campo da cooperação internacional social-saúde.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

Na publicação, a AIFO destaca os 50 anos com ONG tocantinense e destaca a parceria que existe entre ambas desde 1988. “Uma colaboração nascida da vontade comum de promover a saúde das pessoas mediante a participação e o aumento da resiliência da comunidade”, diz o texto.

A publicação diz também que “graças ao empenho de um grupo de profissionais na área da saúde, foram realizadas iniciativas que colocaram as populações no centro da ação, não apenas destinatárias do projeto, mas também motor e tomadores de decisão de seu próprio desenvolvimento”.

AIFO

AIFO é uma organização engajada no campo da Cooperação Internacional Social-Saúde . Criada em 1961, em Bolonha na Itália, a entidade promove iniciativas comunitárias de desenvolvimento inclusivo, que envolvem pessoas afetadas pela hanseníase e com deficiências físicas e mentais.

As ações promovidas e geridas pela AIFO prestam a maior atenção às necessidades das pessoas mais vulneráveis ??nas comunidades, em particular crianças, mulheres e as pessoas mais pobres.

A entidade é parceira oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS), onde, em particular, desempenha uma colaboração ativa com a Unidade de Deficiência e Reabilitação da OMS (WHO/DAR – sigla em inglês) para promover a abordagem de desenvolvimento inclusivo comunitária.

Comsaúde

A Comsaúde foi fundada em 1969 em Porto Nacional. Porém a entidades foi criada em 1968, por um grupo de profissionais da área de saúde que veio trabalhar na recém construída Unidade Mista de Saúde da cidade.

Ao sentir a necessidade de ter um trabalho mais amplo de promoção humana, este grupo passou a atuar em programas de combate às verminoses, recuperação nutricional e melhoria de habitação. A assistência também passou a contar com cursos profissionalizantes, educação pré-escolar, estímulo ao artesanato e comunicação popular.

Atualmente a Comsaúde executa diversos serviços e projetos de ação nos municípios de Porto Nacional e Palmas.  Nos seus 50 anos de história, a entidade contou com apoio e parceiros de diferentes organizações governamentais, não-governamentais e eclesiais do Brasil, como também de outros países.

A entidades exerce um importante papel de comprometimento com a sociedade, em especial com os grupos excluídos e menos favorecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *