MPF denuncia ex-secretário por fraudar licitação da Ponte de Porto Nacional

Compartilhe:

O ex-secretário de Infraestrutura e presidente do antigo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Tocantins (Dertins), Sérgio Leão, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF). As irregularidades teriam ocorrido em 2015 durante o mandato de Marcelo Miranda (MDB). Na época a vencedora da licitação foi a empresa Rivoli SPA.

>> Siga o canal do "Sou Mais Notícias" no WhatsApp e receba as notícias no celular.

De acordo com a denúncia protocolada pelo MPF, licitação para construção da ponte começou em 2014, quando a empresa foi inabilitada por não conseguir comprovar capacidade técnica e econômica. Um ano depois, quando Sérgio Leão assumiu a presidência do Dertins, a Rivoli fez um pedido de reconsideração e acabou sendo admitida para retornar à licitação.

Para o MPF, o ex-presidente do Dertins ainda teria feito pressão para que a Rivoli fosse escolhida vencedora. Apesar da licitação ter sido realizada, a obra da ponte nunca começou.

No começo deste ano, o governador Mauro Carlesse (PHS) chegou afirmar que o contrato com a Rivoli não seria levado adiante. A recomendação também foi feita pelo MPF.

Sérgio Leão – Foto: Divulgação

Um representante da empresa também foi denunciado pelo mesmo crime. Caso sejam condenados, os dois podem pegar uma pena de dois a quatro anos por fraude em licitação e pagar multa.

Sérgio Leão é alvo também de outras investigações por irregularidades na construção de obras no estado. Ele é um dos indiciados pela operação Convergência, uma das fases da operação Ápia, por corrupção na construção de estradas.

O ex-secretário chegou a ser preso durante as investigações da operação Reis do Gado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *