Idosos de abrigo em Porto Nacional recebem ação em celebração ao Dia dos Direitos Humanos

Compartilhe:

A manhã chuvosa e cinzenta desta sexta-feira (7), ganhou outras nuances e cores em Porto Nacional. Entre jogos, sorrisos, trocas de presente, lanches e almoço preparados a muitas mãos e muita experiência compartilhada, os idosos do Abrigo João XXIII protagonizaram um dia especial promovido pela equipe de servidores da Casa dos Direitos Humanos da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

A ação social foi em alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorados em 10 de dezembro, mas antecipada para esta sexta-feira. A manhã especial foi na casa da diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sibele Biazotto, que abriu as portas para os convidados especiais, incluindo a técnica do Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), Edilma Barros.

De acordo com a diretora, entre tantas pessoas em situação de vulnerabilidade que a Seciju atende, a pessoa idosa é um dos públicos que não tem seus direitos atendidos da forma positiva como deveria. “Na maioria dos casos, são abandonos efetivos, mas nós mostramos que há pessoas que se importam com eles. As atividades foram pensadas para possibilitar a eles uma experiência de alegria”, explica, acrescentando que tudo que foi oferecido foi em atendimento a pedidos deles na mídia e redes sociais.

Emocionado, Felipe Borges, que é recepcionista na Casa dos Direitos Humanos, expressou seu sentimento em participar da ação. “Viemos a Porto Nacional achando que que faríamos algo por eles, mas com certeza foram eles que fizeram muito por todos nós”, disse.

O Abrigo João XXIII atende atualmente 15 idosos. A funcionária do abrigo, Antônia de Araújo, falou da onda de felicidade que tomou conta de todos. “Desde que trabalho com eles, nunca tinha visto uma ação que os retirasse para passear, que os fizesse tão felizes. Existem ações lá, mas isso foi inusitado. Reavivou a todos nós”, observou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *