Iphan concede honraria para celebrar os seus 80 anos a três tocantinenses

Compartilhe:

O instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concede a “Medalha Mário de Andrade” aos tocantinenses Márcio Bello, Raimunda “Quebradeira” e Simone Camelo. A honraria, instituída para celebrar os 80 anos do Instituto, é concedida às pessoas que tenham prestado serviços de relevância em defesa do patrimônio cultural e artístico brasileiro.

A entrega das medalhas acontece no dia 24 de outubro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a realização de uma grande festa, reunindo a diversidade da cultura brasileira, para celebrar os 80 anos do Iphan.

O evento, que contará com a participação de premiados, homenageados e convidados, será agraciada com apresentações culturais de bens registrados, como o Jongo do Sudeste, o Maracatu, o Bumba Meu Boi do Maranhão e a Capoeira. Para encerrar a noite, o palco do Municipal receberá também o show Grande Encontro, com Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo. As celebrações do aniversário do Iphan se estenderão até o dia 27 de outubro com a realização do seminário internacional “O Futuro do Patrimônio”.

Dona Raimunda

Quebradeira de coco e líder comunitária do povoado Sete Barracas em São Miguel. Fundadora do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), criado em 1991 e atuante nos estados do Pará, Tocantins, Piauí e Maranhão. Atua na defesa dos direitos das mulheres da região do Bico do Papagaio.

Marcio Bello dos Santos

Idealizador do Projeto Tambores do Tocantins, o músico natural de Campo Grande aprendeu técnicas de construção dos instrumentos, as suas formas de tocar e todo o seu contexto histórico, a origem e influências com os mestres populares ao constatar que estavam se perdendo. Vem desenvolvendo um trabalho social de transmissão do saber fazer e tocar instrumentos musicais (percussão e tambores) para crianças e jovens em condição social vulnerável em Porto Nacional. Atualmente atende cerca de 400 pessoas entre 7 e 24 anos. O grupo também objetiva contribuir com a valorização e a preservação da cultura musical tradicional do Tocantins, desenvolvendo atividades de conhecimento, estudo, pesquisa e vivência de manifestações tradicionais.

Simone Camelo Araújo

Fundou a Associação Comunitária Cultural de Natividade (ASCCUNA) em 1992. A partir deste momento contribui para a organização e registros audiovisual das festas culturais do município. Foi coordenadora da UEP – Natividade vinculada ao Programa MONUMENTA. Coordena junto com o Mestre Wal a Oficina Mestre Juvenal (Projeto da ASCCUNA), que transmite o modo de fazer joia tradicional em filigrana.

Mario de Andrade

O escrito não era apenas um, eram muitos, múltiplos. Intelectual, crítico literário, musicólogo, ensaísta, folclorista e, sobretudo, um produtor de ideias, sempre à procura de um germe novo que se abriga na tradição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *