Liberação da ponte de Porto Nacional só deve ocorrer em 10 dias; a previsão era para quarta

Compartilhe:

Prevista anteriormente para acontecer nesta quarta-feira (4), a liberação da ponte sobre o lago do rio Tocantins em Porto Nacional para veículos leves, só deve acontecer em 10 dias. A informação é da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra).

Interditada há a quase quatro meses, a ponte de porto nacional estava liberada apenas para travessia de motocicletas e pedestres.  De acordo com a Seinfra, as obras foram intensificadas. Apesar do atraso, a pasta afirmou que serão liberadas nos próximos dez dias as duas pistas. 

Antes da interdição da ponte, só podiam passar carros e caminhos com até 30 toneladas. Após a liberação, a travessia será permitida apenas a veículos leves.

Dentre os serviços que estão sendo executados pela Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) estão a reestruturação e impermeabilização do pavimento; a substituição das juntas de dilatação; recuperação das passarelas de pedestres com reposição das placas de fechamento; a revitalização da iluminação e da sinalização da ponte; a construção de pórticos restritivos nos acessos da ponte e a instalação de equipamentos de monitoramento de velocidade.

A ponte foi interditada no dia 7 de fevereiro. Na época, o governo alegou ser devido as avaliações sobre o risco de desabamento da estrutura. A decisão, teria sido tomada por precaução até que os serviços topográficos sejam finalizados.

Porém, a avaliação da ponte só começou após o ministério público cobrar novamente que o estado cumprisse determinação da justiça de fazer uma nova avaliação da ponte. A última, feita em 2011, aponta para o risco de colapso da estrutura em 10 anos.

Após a interdição da ponte, a travessia de carro e caminhões passou ser feito por balsas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *